Recuperação do Cancro da Mama

O período de recuperação das doentes em tratamento é muito importante e varia de acordo com as características individuais, a extensão da doença e o tratamento recebido.

A prática de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a recuperar a força no braço e no ombro. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço.

Os exercícios são cuidadosamente programados e devem ser iniciados logo que o médico permita, o que costuma ocorrer um ou dois dias após a operação. Inicialmente, os exercícios são suaves e podem ser feitos na cama.

Gradativamente, passam a ser mais activos e devem ser incorporados na rotina diária.

Após a mastectomia, o uso do soutien com prótese é aconselhável. A cirurgia plástica de reconstrução pode ser realizada imediata ou posteriormente. O seu médico auxiliará as doentes nessa decisão.

6 comentários:

fisioterapeuta conceição disse...

Toda a reabilitação pós cirurgia da mama deve ser cuidadosa e orientada por fisioterapeutas que saibam.
Existem complicações pós operatórias se não se respeitarem certas regras.
Todo o exercicio em excesso é prejudicial,mas deve ser feito para que não haja o aparecimento de complicações :
pouca amplitudes do menbro do lado operado
tromboses dos canais linfáticos
linfeedema
atrofia muscular
Se for bem aconselhada a doente operada nas actividades da vida diária poderá evitar o aparecimento de outrs complicações tipo erisipela
Fisioterapeuta Conceição Pape
I P O F G de Lisboa

Pioneer disse...

Outubro é o mês de consciencialização para o Cancro da Mama.

A campanha "Ajude-nos a ajudar" da Pioneer é uma campanha que lhe permite ajudar a lutar contra o cancro da mama.

Ao registar-se, convidar amigos ou inserir códigos de resma no site Help us to Help, está a ajudar a marca Pioneer a oferecer 1500 rastreios do cancro da mama à Laço, e ainda se pode habilitar a ganhar um álbum de iTunes.

Raquel disse...

www.pop.eu.com
um grande portal inteiramente português, creditado por um board cientifico de médicos...ajudou-me muito, é muito interessante..vale a pena ver...saudações a todos...
Raquel Nunes

Hugo disse...

não deixe de ler o meu artigo.
http://fucoidancancer.blogspot.com
Espero ajudar.

Oncologia - CONSEGUIR disse...

Olá :D
Somos um grupo de alunas da Escola Secundária da Moita (12ºAno) que está a desenvolver um projecto acerca deste tema, embora seja mais abrangente. Gostaríamos de contar com o apoio e com a divulgação.

http://ap12oncologia.blogspot.com/

Obrigada!

Isabel disse...

Olá.
Sou estudante do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior. Estou a desenvolver a minha tese de mestrado com senhoras que tenham actualmente ou que já tenham passado por um diagnóstico de cancro de mama. A investigação é subordinada ao tema "Satisfação sexual e satisfação no relacionamento em mulheres com cancro de mama", por isso, peço que colabore e divulgue o link da investigação:

https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_PT&formkey=dFNzaDRueU8ydjIzcXdsU0JNeFAwT1E6MQ#gid=0


Obrigado,
Isabel Monteiro.